#ansiedade
#mitos
#estigma
Já falámos aqui no blog de três mitos sobre a ansiedade. Hoje vamos falar sobre mais três!
Como já referi anteriromente, a desinformação e o estigma combate-se com a informação. Vamos a isso?
Mito 1
Agora é moda ter ansiedade – todos sentimos ansiedade e ela faz parte da experiência humana. É até certo considerada uma experiência normal. No entanto, quando atinge um valor extremo, é intensa, desproporcional e provoca alteração no funcionamento da pessoa, estamos perante uma ansiedade patológica. Não é moda ter ansiedade: 1 em cada 6 portugueses têm problemas de ansiedade. Afeta qualquer faixa etária. E pode-se manifestar de diferentes formas: fobias, ataques de pânico, ansiedade social, ansiedade generalizada, entre outras.
Mito 2
A ansiedade é uma forma de chamar a atenção – a ansiedade patológica e as perturbações de ansiedade causam muito sofrimento e a maioria das pessoas sofre em silêncio. Por isso, se alguém compartilhar consigo que sofre com ansiedade: acolha e valide a pessoa, apoie naquilo que for preciso e promova a procura de ajuda profissional.
Mito 3
A ansiedade não dói – a ansiedade pode causar dor, física e emocional. Podem surgir sintomas físicos como tensão muscular, dor de cabeça, tontura, problemas gastrointestinais, suores, palpitações, entre outros. A carga emocional associada também ao medo e à preocupação constante causam muito sofrimento e angústia. A ansiedade impacta muito a qualidade de vida.
Se se identifica com este texto ou sente que não está bem, procure ajuda psicológica.
A sua saúde mental vale ouro ✨ Não a desvalorize.