Loading...

#ansiedade

#autocompaixão

#pensamentos

#pensamentosintrusivos

 Destaque
 Escrito por Joana Alves
 Publicado a 18-03-2025 19:31
 Tempo de leitura: ~2 minutos


“Estes pensamentos são comuns e normais, se forem passageiros e não causarem desconforto. No entanto, se forem frequentes e intensos podem causar muito sofrimento, afetando a qualidade de vida, o seu bem-estar e a sua saúde psicológica.”

Os pensamentos intrusivos podem ser caracterizados por serem involuntários, indesejáveis, repetitivos e, muitas das vezes, associados a sensações desagradáveis. Estes pensamentos são comuns e normais, se forem passageiros e não causarem desconforto. No entanto, se forem frequentes e intensos podem causar muito sofrimento, afetando a qualidade de vida, o seu bem-estar e a sua saúde psicológica.

A estratégia mais comum para lidar com estes pensamentos é tentar ignorá-los. Mas será que funciona?

Convido-o/a a fazer um exercício, dizendo: “Não vou pensar numa bola de ténis”, “Não vou pensar numa bola de ténis”, “Não vou pensar numa bola de ténis”…
Neste momento já está a pensar na bola de ténis. Não querer pensar em algo intensifica esse mesmo pensamento e aumenta a frustração da sua presença.

Como podemos então lidar com os pensamentos intrusivos?


1. Reconheça que NÃO CONTROLA os seus pensamentos e que eles não definem a pessoa que é;
2. Aprenda a colocar-se num papel de observador/a. Quando olha para um objeto, não significa que você é esse objeto - é apenas um observador. O mesmo funciona com os nossos pensamentos;
3. Questione o pensamento:

  • O que comprova que este pensamento é real? E o que refuta este pensamento?
  • É uma verdade absoluta ou uma suposição?
  • Quão provável é que aconteça?
  • Existem outras possibilidades de interpretação da situação?
  • Das vezes que tentei prever algo, quais realmente aconteceram?

4. Pratique a autocompaixão lembrando que todos temos pensamentos intrusivos. Se alguém que gosta muito tivesse esse pensamento intrusivo, o que lhe diria? O discurso que tem com essa pessoa é o mesmo que deve ter consigo mesmo/a.

IMPORTANTE 👉🏻 Este conteúdo NÃO substitui um processo terapêutico. Se sente que os pensamentos intrusivos dominam a sua vida e a sua saúde mental, procure ajuda profissional.
A sua saúde mental vale ouro! Não a desvalorize ✨.




Leia também...

O que é um ataque de pânico?

 Tempo de leitura: ~2 minutos
Ler mais

  Voltar