Escrito por Joana Alves
Publicado a 07-03-2024 11:58
Tempo de leitura: ~3 minutos
“As pessoas que dormem muito pouco (menos de 5 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver problemas de Saúde Psicológica.”
O sono é essencial para o ser humano e para uma boa qualidade de vida. No entanto, é muitas vezes desvalorizado.
Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses: “As pessoas que dormem muito pouco (menos de 5 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver problemas de Saúde Psicológica. A investigação sugere que, por cada hora perdida de sono, exista um aumento de 14% no risco de emoções negativas que afectam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia; um aumento de 38% da probabilidade de nos sentirmos tristes; ou um aumento de 23% na probabilidade de usarmos tabaco ou álcool.”.
Quando o sono não é reparador ou não dorme o suficiente, isto acarreta consequências para a sua saúde:
- Cansaço e fadiga;
- Queda da imunidade;
- Falhas na memória e atenção;
- Dificuldade na regulação emocional;
- Diminuição da produtividade e do desempenho;
- Associado a depressão, abuso de álcool e outras drogas.
Por outro lado, os bons hábitos de sono melhoram:
- Bem-estar;
- Humor;
- Concentração;
- Produtividade;
- Relações familiares e sociais.
Deixo aqui algumas sugestões para conseguir melhorar os seus hábitos do sono:
- Prepare o espaço onde dorme - livre-se dos barulhos, escolha colchão, almofada e temperatura adequados e opte por luzes amarelas nos candeeiros.
- Estabeleça horários – um adulto deve dormir, em média, 7 a 9 horas por noite. Defina horário para dormir e horário para acordar, mantendo a regularidade do sono.
- Desligue os aparelhos eletrónicos – pelo menos 30 minutos antes do horário de adormecer. A luz do ecrã impede a produção da melatonina que prepara o corpo para dormir.
- Pratique exercício físico - promove a libertação de neurotransmissores que favorecem a sensação de bem-estar. Evite treinar perto da hora de dormir, pois prejudica a qualidade do sono.
- Evite estimulantes e nicotina antes de dormir – as substâncias estimulantes dificultam o adormecer e interrompem o sono.
- Atenção à última refeição - no máximo duas horas antes de dormir e opte por pratos leves e de fácil digestão.
- Se não conseguir adormecer, levante-se – saia da cama e faça atividades tranquilas e relaxantes mas que não estimulem em demasia a sua atenção.
Se se identifica com este texto ou se a dificuldade a dormir for contínua, é necessário procurar ajuda psicológica.
A sua saúde mental vale ouro ✨ Não a desvalorize.