#ansiedade
#sintomasansiedade
#saúdemental
#psicologia
#stress
#natal
O Natal é tradicionalmente associado à alegria e união, mas pode ser uma época muito desafiante. A ausência de alguém que faleceu, a distância física ou a desconexão emocional de familiares, pode transformar o Natal num momento de solidão e tristeza. Os conflitos, as divisões familiares e o receio de desagradar alguém pode também tornar o Natal uma fonte de ansiedade.
Existe ainda a pressão social, comum neste tipo de encontros, caracterizada por comentários aparentemente inofensivos mas que podem ser dolorosos, como perguntas sobre o estado civil, filhos ou reparos sobre a aparência.
Por outro lado, as redes sociais também alimentam a crença de que o Natal precisa ser um momento perfeito e feliz. A realidade é que isso pode não acontecer e podem surgir emoções desafiantes nesta altura.
Como lidar com os desafios do Natal?
Embora o Natal possa ser emocionalmente desafiante, é importante lembrar que não precisa enfrentar este período sozinho/a. Quando a tristeza, ansiedade ou desconforto são persistentes, deve procurar ajuda profissional. A terapia é um espaço seguro onde o psicólogo pode ajudar a compreender as suas emoções, lidar com perdas, gerir relações familiares difíceis e aliviar a pressão social, promovendo um maior bem-estar emocional.
Se se identifica com este texto ou sente que não está bem, procure ajuda psicológica.
A sua saúde mental vale ouro ✨ Não a desvalorize.