Escrito por Joana Alves
Publicado a 19-09-2024 13:50
Tempo de leitura: ~2 minutos
“Evite ter conversas sérias por mensagens, pois não existe um contacto direto onde a pessoa possa avaliar o contacto visual, tom de voz, expressão facial…”
A ansiedade pode afetar os relacionamentos interpessoais. E quando falamos de relações amorosas isto não é excepção. A ansiedade numa relação pode fazer com que a sua parceira/parceiro:
- Precise verificar constantemente se está tudo bem entre vocês;
- Surja uma preocupação com possível término;
- Receio de já não ter sentimentos por ela/e;
- Tente ler todas as entrelinhas das conversas.
Mas como pode ajudar a pessoa de quem gosta?
- Primeiro de tudo perceba um pouco mais sobre a ansiedade: o que é, sintomas físicos e emocionais, o que intensifica, o que melhora, o que significa viver com ansiedade, entre outros.
- Fale abertamente com o seu parceiro/parceira sobre esse tema e mostre empatia e compreensão perante aquilo que ele/ela sente.
- Evite ter conversas sérias por mensagens, pois não existe um contacto direto onde a pessoa possa avaliar o contacto visual, tom de voz, expressão facial… falar por mensagens só vai aumentar a ansiedade do seu parceiro/parceira.
- Se existir crises de ansiedade/pânico procurem previamente definir um KIT SOS onde têm definido alguns pontos, tais como:
- Técnicas para aplicar que ajudam nesse momento;
- O que pode dizer e/ou fazer;
- O que não pode fazer e/ou dizer.
- Incentive o seu parceiro/parceira a procurar ajuda especializada.
Se se identifica com este texto ou sente que não está bem, procure ajuda psicológica.
A sua saúde mental vale ouro ✨ Não a desvalorize.