Loading...

#ansiedade

#definiçãoansiedade

#ansiedadepatológica

 Destaque
 Escrito por Joana Alves
 Publicado a 01-02-2024 12:00
 Tempo de leitura: ~2 minutos


"A ansiedade é uma característica biológica intrínseca ao ser humano e é uma emoção que surge quando algo nos assusta ou preocupa."

Só algumas pessoas sentem ansiedade? NÃO! Todos, em algum momento, podemos já ter sentido ansiedade. O que difere é a intensidade da mesma e a frequência. 

Quando a ansiedade existe de forma normal, funciona como defesa perante uma possível ameaça e é adaptativa. Alguns autores defendem que a ansiedade pode até favorecer o nosso desempenho e ajudar a manter o foco e a concentração, quando pouco intensa. No entanto, quando a ansiedade é muito frequente, intensa e desproporcional ao perigo real apresentado, é disfuncional e acarreta sofrimento físico e emocional, afetando a qualidade de vida.

Então como sabemos se a ansiedade é adaptativa ou prejudicial? Não existe um limite totalmente definido, pois depende e varia de pessoa para pessoa. Mas existem alguns fatores que nos permitem avaliar se a ansiedade que estamos a sentir é normal ou patológica:

Ansiedade normal:

  • Passageira;
  • Causa aparente;
  • É adaptativa;
  • Facilmente controlável.

Ansiedade patológica:

  • Longos períodos de tempo;
  • Sem causa ou perigo desproporcional;
  • Afeta qualidade de vida;
  • Sem controlo.

Se estiver a passar por uma fase em que identifica que a ansiedade seja patológica, isto significa que tem uma Perturbação da Ansiedade? NÃO! Pode estar a passar por uma ansiedade considerada patológica e ainda não preencher os critérios necessários para uma perturbação. No entanto, é muito importante que procure ajuda profissional para uma avaliação especializada e concreta do seu caso. 

Lembre-se: se for prejudicial e afetar a sua qualidade de vida ou tiver dúvidas sobre o que se está a passar consigo procure ajuda especializada.

A sua saúde mental vale ouro! Não a desvalorize.




Leia também...


  Voltar